O módulo pedidos de venda permite o gerenciamento dos pedidos de venda recebidos por sua empresa.
Antes de começar a utilizar esse recurso, é importante realizar as configurações necessárias e preparar o sistema para o uso adequado. Se você já configurou o módulo, o artigo pedidos de venda pode ajudá-lo na utilização do recurso.
Essas configurações vão ser consideradas para todos os pedidos de venda cadastrados no Tiny.
Para configurar, acesse menu > configurações, na aba vendas, clique em configurações dos pedidos de venda.
As configurações aqui definidas serão válidas para os pedidos criados após salvar as configurações. Pedidos criados antes da configuração não vão ser alterados.
Configurações sobre exibição
Define como os pedidos serão exibidos no Tiny:
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Exibir campo preço de lista e desconto nos itens dos pedidos e propostas comerciais: Com esse parâmetro habilitado, os campos preço de lista e desconto serão exibidos nos itens dos pedidos (produtos ou serviços), nos módulos de pedidos de venda e propostas comerciais.
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Exibir alerta quando endereço do cliente estiver incompleto: Com esse parâmetro habilitado, o sistema irá validar o endereço de cadastro do cliente indicado no pedido e exibirá um alerta (!), caso o endereço do cliente esteja incompleto.
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Exibir alerta quando comissão estiver zerada: Com esse parâmetro habilitado, o sistema vai validar as comissões do vendedor associadas aos itens vendidos e, caso alguma das alíquotas esteja zerada, o sistema vai exibir uma mensagem de confirmação ao salvar o pedido.
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Permitir a visualização das contas a receber em aberto nos pedidos/notas fiscais: Com esse parâmetro habilitado, caso o cliente indicado na venda tenha algum débito com sua empresa, as contas a receber em aberto ou atrasadas deste cliente vão ser exibidas nos pedidos, ou notas fiscais.
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Exibir detalhes da venda nos pedidos: Marque sim para exibir detalhes do pedido ao incluí-lo, como data da venda, intermediador, desconto, frete.
Ao marcar como exibir recolhido, é necessário clicar em exibir para preencher ou validar as informações de detalhes da venda.
Ao marcar não, nenhum campo de detalhe da venda será exibido.
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Exibir dados adicionais nos pedidos: Marque sim para exibir dados adicionais do pedido ao incluí-lo ou editá-lo, como depósito e observações.
Ao marcar comoexibir recolhido, é necessário clicar emexibir para visualizar e preencher as informações adicionais da venda.
Ao marcar não, os campos de detalhes da venda não serão exibidos.
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Exibir transportador nos pedidos: Marque sim para exibir dados de transporte do pedido, ao incluí-lo ou editá-lo, como a forma de envio e a definição de envio para expedição.
Ao marcar como exibir recolhido, é necessário clicar em exibir para visualizar e preencher as informações do transportador da venda
Ao marcar não, os campos referentes aos dados de transporte não serão exibidos.
Configurações para impressão
Define como os pedidos de vendas exibidos na impressão:
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Imprimir número do pedido em código de barras: Com esse parâmetro habilitado, o número do pedido vai ser gerado em formato de código de barras ao imprimir o pedido de venda.
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Imprimir descrição complementar dos produtos nos pedidos de venda: Com esse parâmetro habilitado, a descrição complementar, quando existente no cadastro do produto, vai ser exibida na impressão do pedido de venda, logo abaixo da descrição do produto.
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Imprimir cabeçalho na impressão de pedidos para produção: Com esse parâmetro habilitado, ao imprimir um pedido para produção, o logotipo e os dados da empresa serão apresentados na impressão.
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Incluir campos de data e assinatura para comprovação de entrega na impressão de pedidos de venda: Com esse parâmetro habilitado, os campos de data de recebimento e assinatura do recebedor para fins de confirmação de entrega, vão ser impressos no rodapé da impressão do pedido de venda.
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Imprimir endereço da empresa: Com esse parâmetro habilitado, ao imprimir um pedido de venda, o endereço da empresa vai ser impresso junto aos demais dados de cabeçalho. Com o parâmetro desabilitado apenas o logo, a razão social, o CPF/CNPJ e o telefone serão exibidos.
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Imprimir a imagem dos produtos na impressão detalhada do pedido de venda: Com esse parâmetro habilitado, a primeira imagem cadastrada no produto, vai ser exibida na impressão detalhada do pedido.
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Imprimir nome fantasia ao invés de razão social nas vendas e propostas: Com esse parâmetro habilitado, ao imprimir um pedido ou proposta comercial, será exibido o nome fantasia da empresa, ao invés da razão social.
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Ordenação dos itens na impressão dos pedidos de venda: Define a ordem de impressão dos itens da venda, ao imprimir um pedido.
➫ Inclusão do pedido: os itens são ordenados conforme foram incluídos no pedido.
➫ Código (SKU) do produto: os itens são ordenados em ordem crescente, respeitando o código SKU do produto.
➫ Descrição do produto: os itens são ordenados em ordem alfabética, de acordo com a descrição.
Outras configurações
Define configurações adicionais aplicadas aos pedidos de venda:
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Calcular impostos nas vendas: Com esse parâmetro habilitado, ao incluir um pedido de venda, os impostos da venda (IPI e ICMS ST + FCP ST) são calculados e exibidos no pedido.
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Bloquear emissão de pedidos cujo cliente possui contas em atraso: Com esse parâmetro habilitado, o Tiny vai validar a existência de contas em atraso em nome do cliente comprador.
Essa validação vai ocorrer somente se a forma de recebimento do pedido estiver configurada para validar limite de crédito.
➣ A configuração para validar a forma de recebimento é feita nas configurações das formas de recebimento.
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Bloquear emissão de pedidos de venda sem forma de recebimento e condições de pagamento: Com esse parâmetro habilitado, somente pedidos de venda com a informação da forma de recebimento e condição de pagamento indicados no pedido vão ser criados.
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Permitir edição de pedidos de venda para o vendedor: Com esse parâmetro habilitado, o vendedor poderá editar um pedido de venda. Caso desabilitado, o vendedor só poderá incluir pedidos.
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Permitir venda de produtos não cadastrados: Com esse parâmetro habilitado, é possível vender produtos que não estão cadastrados na conta do Tiny.
Com o parâmetro desabilitado apenas produtos previamente cadastrados no Tiny poderão ser adicionados aos pedidos de venda.
➣ Configuração válida para pedidos de venda e emissão de NFC-e.
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Inserir automaticamente o marcador "1ª venda": Com o parâmetro habilitado, quando um cliente realizar a primeira compra na sua loja, ao salvar o pedido, um marcador “1ª venda” será adicionado ao pedido.
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Enviar marcadores da venda para as notas fiscais: Com esse parâmetro habilitado, os marcadores adicionados aos pedidos de venda vão ser replicados nas notas fiscais, quando geradas a partir dos pedidos.
Bloquear a exclusão de ocorrência das vendas: Ao ativar essa opção, a remoção de ocorrências nos pedidos de venda será desabilitada.
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Numeração dos pedidos de venda: Define como será a numeração dos pedidos de venda:
➫ Sequencial: o Tiny atribui automaticamente, e em sequência, o número do próximo pedido, seguindo sempre o último maior número informado.
➫ Manual: o número do pedido de venda é informado manualmente, ao criar o pedido.
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Vendedor obrigatório: Define a obrigatoriedade do preenchimento do vendedor nos pedidos de venda:
➫ Não: não será necessário informar o vendedor da venda.
➫ Sim, apenas para pedidos e PDV: a indicação de um vendedor será obrigatória para pedidos criados nos módulos pedido de venda e PDV.
➫ Sim, para pedidos, PDV e propostas comerciais: a indicação de um vendedor será obrigatória para pedidos criados nos módulos pedido de venda e PDV e nas propostas comerciais.
➣ Esse parâmetro será exibido somente para usuários que têm a extensão vendedores instalada.
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Modalidade de lançamento de estoque para fabricado: Define como o estoque dos produtos fabricados (produto final) vai ser lançado:
➫ Escolher entre lançar estoque do produto fabricado ou da matéria-prima: marcando essa opção, ao clicar no menu de contexto (...) do pedido de venda, você poderá escolher lançar estoque (do produto final) ou lançar matéria-prima (componentes).
➫ Lançar estoque do produto fabricado: o estoque lançado vai ser referente ao produto fabricado (produto final), através da ação lançar estoque, disponível no menu de contexto (...).
➫ Lançar estoque dos componentes: o estoque lançado vai ser retirado do estoque das matérias-primas do produto fabricado (produto final), através da ação lançar estoque, disponível no menu de contexto (...).
➣ Esse parâmetro será exibido somente para usuários que têm a extensão controle de produção instalada.
➣ Caso você utilize o recurso ordens de produção para controle e fabricação dos produtos, sugerimos que utilize o parâmetro lançar estoque do produto fabricado. Desta forma, a ordem de produção dará baixa na matéria-prima e o pedido de venda no produto final.
➣ O estoque dos produtos fabricados vai ser lançado conforme o gatilho definido nas configurações do estoque previamente definidas.
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Bloquear emissão de pedidos de venda com estoques que não podem ser atendidos: Define se os pedidos criados manualmente no Tiny podem ser salvos ou não quando os itens não possuam estoque suficiente para atendê-los.
➫ Não: os pedidos vão ser criados mesmo que contenham itens sem estoque.
➫ Sim: pedidos que contenham itens sem estoque não vão ser criados, tanto no módulo de pedidos quanto no PDV.
➫ Sim, exceto PDV: pedidos criados no PDV, poderão ser criados, mesmo sem estoque. Pedidos criados no módulo de pedidos de venda não vão ser salvos se não existir estoque suficiente para atendê-los.
➣ Essa validação não é feita para pedidos incluídos via API, aplicativo móvel e e-commerce.
➣ Disponível apenas para usuários que utilizam o recurso reserva de estoques.
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Campo vendedor no cadastro de vendas via API: Define se os pedidos de venda que chegam ao Tiny via API precisam ter a informação do vendedor para serem registrados:
➫ Não aceita se vendedor não existe: pedidos enviados para o Tiny via API com informação do vendedor inexistente não vão ser criados.
➫ Aceita sem vendedor: permite criação de pedidos sem ter um de vendedor indicado vão ser criados no Tiny.
➫ Cadastra o vendedor automaticamente: pedidos de vendas importados para o Tiny via API com informação de um vendedor que não existe cadastrado no sistema ainda, vão ser criados e o vendedor vai ser cadastrado no sistema.
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Quantidade de volumes padrão: Define a quantidade de volumes existentes no campo referente ao volume dos pedidos (qtde volumes).
Quando não tivermos a extensão cálculo automático de volumes instalada, poderemos utilizar este campo para definir a quantidade de volumes padrão a ser apresentada nos pedidos automaticamente.
Exemplo: Informando 10 neste campo, todos os pedidos serão criados com quantidade de volumes 10, ao ser adicionada uma forma de envio. Este campo é editável no pedido.
➣ O campo só é exibido se a extensão cálculo automático de volumes não for utilizada.
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Aviso de contas a receber em atraso: Defina se deseja receber um aviso de que o cliente indicado na venda possui contas com atraso, ao registrar vendas no módulo de Pedido de Venda e no PDV.
Caso opte por receber um aviso, defina a partir de quantos dias da conta em atraso, o aviso vai ser exibido.
O aviso (i) é exibido, logo abaixo no campo de preenchimento do cliente, no momento que ele é adicionado no pedido.
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Desconto máximo nos itens do pedido de venda e proposta comercial: Informe o percentual de desconto máximo que pode ser concedido nas vendas e propostas comerciais pelos vendedores.
Exemplo: se você deseja limitar o desconto da venda concedido pelo vendedor em até 25%, informe 25.
➣ Para não limitar o percentual de desconto que pode ser concedido, informe o valor 100. Dessa forma, o vendedor é autorizado a conceder um desconto de até 100% do valor da venda.
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Desconto máximo nos itens do pedido de venda para gerente: Informe o percentual de desconto máximo que pode ser autorizado pelo gerente, ao incluir uma venda.
Para salvar o pedido, vai ser necessário que o gerente informe a senha de autorização.
Exemplo: O vendedor é autorizado a conceder um desconto de 10%, porém, o gerente pode autorizar um desconto de até 25%. Assim, quando o gerente informar a senha de autorização, o desconto de 25% será aplicado ao pedido.
➣ Ao cadastrar essa opção, a senha do gerente deve também deve ser cadastrada, pois sem esta senha, não será possível liberar o desconto adicional.
➣ Parâmetro exibido somente com a extensão liberação de desconto para gerente instalada.
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Observação padrão para os pedidos de vendas: A observação adicionada neste campo vai ser padrão e aplicada a todos os pedidos de venda criados no Tiny.
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Depósito para lançamento de estoque de devoluções de venda: Define o depósito de estoque que será indicado na devolução de venda, no qual o item devolvido de um pedido de venda vai ser lançado.
O estorno pode acontecer no mesmo depósito da venda ou escolhido um depósito específico para este fim, conforme a sua rotina de negócio.
➣ Parâmetro exibido somente com a extensão depósito de estoque instalada.
➣ Esse parâmetro se refere ao campo depósito, no módulo devolução de vendas, em início > vendas > devolução de vendas.
Não esqueça de salvar as configurações!
Agora que você já configurou o módulo, o artigo pedidos de venda pode ajudá-lo a utilizar o módulo. 🙂