O módulo de Notas Fiscais permite incluir, assinar e transmitir uma Nota Fiscal Eletrônica (NFe) à Sefaz.
Antes de emitir notas fiscais, sugerimos que você prepare o sistema para uso, configurando o módulo de notas fiscais. Para configurar, acesse menu > configurações. Na aba vendas, clique em configuração da nota fiscal eletrônica (NFe). O artigo notas fiscais - configurações vai ajudá-lo nesse processo.
Se você já configurou o módulo, nesse artigo você encontrará orientações para emissão e autorização das notas fiscais, migração de notas do ambiente de homologação para produção, importação, exportação e compartilhamento de notas, alteração de número, série e inutilização de sequência numérica, cancelamento e exclusão de notas, recebimento de pedidos através das notas, lançamento e estorno de contas e estoques, clonagem e envio de dados fiscais, envio de notas para expedição, separação e geração de código de rastreio, impressão de notas, relatórios, boletos e etiquetas, cadastro de informações tributárias e retorno Sefaz.
Antes de começar a emitir notas fiscais eletrônicas pelo Tiny, é necessário:
- Que o ambiente de emissão de notas seja produção;
- Estar autorizado pela Sefaz do seu estado para emitir notas fiscais;
- Ter instalado e configurado o certificado digital na conta. Na ajuda certificado digital você encontra os passos para configuração do certificado;
- Ter as naturezas de operação cadastradas na conta. Na ajuda naturezas de operação, você encontra os passos para cadastro das naturezas;
- Ter feito as configurações das notas fiscais. Na ajuda notas fiscais - configurações você encontra as informações para configurar o módulo;
- Que os dados da empresa, como CNPJ, Inscrição Estadual e Código de regime tributário estejam corretamente preenchidos;
- Que os produtos cadastrados no Tiny tenham as informações de origem, NCM e unidade (unidade, fardo, etc.) corretamente cadastradas;
- Verificar se a série e o número da nota estão corretamente informados.
- Antes de gerar a nota, verifique se o sistema está no ambiente de produção.
- Para gerar notas a partir do pedido, acesse menu > vendas > pedidos de venda.
- Marque os pedidos de venda para emitir nota fiscal e em seguida clique mais ações (...) e então clique em gerar notas fiscais.
- Selecionando apenas um pedido, a nota pode ser gerada em menu de contexto (...) → gerar nota fiscal. Ou, com o pedido aberto, clique em mais ações → gerar nota fiscal. Esse processo pode ser realizado logo após a inclusão do pedido de venda.
- Você vai ser direcionado para módulo notas fiscais para prosseguir com a geração da nota.
- Antes de gerar a nota, verifique se o sistema está no ambiente de produção.
- Para criar uma nota, acesse menu > vendas > notas fiscais e em seguida em incluir nota fiscal.
- Na seção nota fiscal, informe os dados básicos da nota. Aqui será definido o tipo de saída, a finalidade da nota e qual natureza de operação será utilizada para apuração dos impostos. Além disso, aqui também é informada a série e a numeração da nota fiscal.
-
A informação do intermediador da transação é obrigatória para emissão de NFe quando a mesma ocorrer em uma plataforma de terceiros, onde ela não está sob responsabilidade da empresa.
Os intermediadores da transação podem ser previamente cadastrados em configuração dos intermediadores ou diretamente na inclusão da nota fiscal. No artigo cadastro de intermediadores, você encontra mais informações.
-
- Em destinatário, informe os dados do cliente que está comprando seu produto. Informe dados do vendedor e lista de preços, caso utilize esse recurso.
-
Se for um cliente novo, pode-se digitar todos os dados dele nesta tela e, ao salvar, um cadastro será automaticamente criado e poderá ser usado em notas futuras.
-
O campo lista de preço, refere-se ao preço dos produtos. Para saber como configurar listas de preços, acesse a ajuda listas de preços.
-
O campo contribuinte está ligado à inscrição estadual e contribuição de ICMS do cliente da venda. Mais informações sobre esse campo em como configurar o campo contribuinte.
-
O campo o endereço de entrega é diferente do endereço de cobrança se aplica para empresas que realizam venda para clientes que solicitam a entrega em um endereço diferente do endereço de cobrança. Ao marcar essa opção, será possível informar o endereço de entrega da mercadoria. Importante ressaltar que a tributação fiscal sempre será de acordo com o endereço de cobrança. Se desejar que a tributação seja baseada no endereço de entrega, o parâmetro substituir endereço do destinatário pelo endereço de entrega ao gerar a nota fiscal pela venda, nas configurações da nota fiscal deve estar ativado.
-
- Na seção produto ou serviços, adicione os produtos que fazem parte da nota, informando quantidade e preço.
- Em cálculo do imposto, são apresentados os valores tributários conforme natureza de operação configurada em sua conta. Para cálculo automático de imposto, habilite cálculo ligado.
- Em transportador, selecione a forma de envio da nota fiscal. As informações são exibidas de acordo com as formas de envio previamente cadastradas no Tiny.
➣ A seção transportador só é exibida quando o parâmetro exibir transportador nos pedidos, nas configurações dos pedidos de venda, estiver marcado como sim ou como exibir recolhido.
- Em pagamento, selecione a forma de recebimento e condições de pagamento da nota. As informações são exibidas de acordo com as formas de recebimento previamente cadastradas no Tiny.
- Na seção dados adicionais, informe o depósito correspondente aos produtos que compõem a nota.
➣ Os depósitos são exibidos de acordo com os depósitos cadastrados no Tiny.
➣ A seção dados adicionais só é exibida quando o parâmetro exibir dados adicionais nos pedidos, nas configurações dos pedidos de venda, estiver marcado como sim ou como exibir recolhido. - Adicione marcadores de identificação para a nota.
-
No campo observações do sistema, é exibida, automaticamente, a mensagem cadastrada na natureza de operação.
-
Caso o seu produto tenha o NCM iniciado com: 3001, 3002, 3003, 3004, 3005 e 3006 o Tiny irá habilitar os campos solicitados pelo Sefaz para fármacos.
-
- Não esqueça de salvar a nota!
Nesse caso, ao enviar a nota e ocorrer algum problema no envio, você pode utilizar o ambiente de contingência no Tiny exibida na tela.
Ou, para ativar a contingência, acesse menu > vendas > notas fiscais, clique em mais ações e em seguida em ativar o modo de contingência NFe.
Para autorizar as notas no Sefaz, você pode:
- Logo após salvar a nota clicar em autorizar no Sefaz;
- Na listagem de notas fiscais, marque as notas desejadas e em seguida clique em autorizar no Sefaz; ou
- Ao clicar em autorizar pendentes todas as notas pendentes de autorização são enviadas à Sefaz.
- A nota fiscal autorizada na Sefaz será sinalizada com um círculo azul ●, ou verde ●, quando a Danfe da nota fiscal for impressa. As notas impressas, passam para a situação emitida Danfe.
-
A informação da chave de acesso será exibida no registro da Nota Fiscal após ela ser autorizada.
-
Caso o Sefaz rejeite a nota, vai ser apresentada a mensagem (i) erro no envio da NFe, informando os motivos da rejeição, conforme exemplo a seguir.
- Após correção dos erros, é necessário enviar novamente a nota rejeitada para autorização na Sefaz, enquanto o novo envio não for feito, o status do erro não será atualizado.
-
Para emitir uma nota de devolução é necessário configurar uma natureza de operação do tipo saída. Caso não tenha configurado em sua conta, veja como em configurar em naturezas de operação.
Atenção!
Antes de emitir a nota de devolução, valide junto à sua contabilidade o CFOP a ser utilizado. O CFOP deve ter finalidade de devolução. Caso o CFOP não tenha essa finalidade, você deve preencher o campo finalidade como NF-e normal.Como gerar nota de devolução a partir de uma nota de entrada
- Acesse menu > suprimentos > notas de entrada. Localize a nota desejada e clique no menu de contexto (...) > devolver.
- Informe a natureza de operação da nota fiscal de devolução e clique em continuar.
- Na nota fiscal gerada, os campos finalidade e chave de acesso da NF-e referenciada vão ser automaticamente preenchidos.
- Informe os demais dados da nota, clique em salvar e autorize no Sefaz.
Como incluir nota de devolução manualmente
- Acesse menu > vendas > notas fiscais e clique em incluir nota fiscal.
- Informe a natureza de operação correspondente à devolução (saída) e no campo finalidade selecione devolução/retorno.
- No campo chave de acesso da NF-e referenciada, informe a chave da nota que está devolvendo.
- Informe os demais dados da nota, clique em salvar e autorize na Sefaz.
Antes de emitir a nota, são necessários alguns passos:
- Ajustar o cadastro do produto exportado: acesse o cadastro do produto que será exportado, clique em editar e, na aba outros, informe a unidade tributável (unidade exigida pela Sefaz para o NCM do produto, obtido na tabela de NCM, no portal da nota fiscal eletrônica) e o fator de conversão (valor atribuído entre a diferença das unidades do produto no mercado interno e externo).
Exemplos fator de conversão: ➣ No mercado interno o item é vendido em unidades e no mercado externo, em kg, o fator de conversão será: quantos kgs temos em 1 unidade. Nesse caso, podemos utilizar o valor preenchido no campo peso, do cadastro do produto.
➣ Se a unidade do produto for a mesma no mercado interno e na exportação, o fator de conversão será 1.
➣ Se o NCM para exportação for kg, preenchemos o campo fator de conversão com o valor informado no campo peso, do cadastro do produto.
- Cadastrar uma natureza de operação para exportação: no artigo naturezas de operação você encontra orientações para cadastro de uma natureza. Orientamos que siga as orientações de sua contabilidade para o preenchimento dos dados tributários.
- Para emitir a nota, acesse menu > vendas > notas fiscais. Clique em incluir nota fiscal.
- No campo tipo de saída, selecione exportação.
- Na seção destinatário, no campo tipo de pessoa, selecione estrangeiro.
- No campo país, sempre utilize os países listados pelo Tiny.
- Preencha os campos de dados de exportação com o local e o estado (UF) de embarque.
- Preencha os demais dados da nota e salve.
- Autorize na Sefaz.
Ao imprimir a Danfe de exportação, nos dados do produto/serviço, a informação da unidade do produto será exibida 2x vezes: uma do mercado interno e a outra, da exportação.
- Acesse menu > vendas > notas fiscais.
- Localize a nota fiscal autorizada que necessita da nota complementar e clique no menu de contexto (...) e em seguida em NFe complementar.
Uma nota fiscal será criada, já com o campo finalidade preenchido com NF-e complementar.
Os dados do destinatário já estarão preenchidos conforme a nota fiscal de origem. - Preencha os produtos da nota: no caso de notas complementares, podem ser criados produtos genéricos como “complemento de imposto”, “complemento de frete”, etc., no entanto, sugerimos que sempre converse com sua contabilidade a fim de definir a melhor forma de preenchimento destas informações.
- Preencha os dados de tributação do ‘produto’, ao clicar em editar o item. Verifique com sua contabilidade quais os campos e valores devem ser preenchidos.
- Preencha os dados de cálculo do imposto, de acordo com a orientação da sua contabilidade.
Orientamos que o parâmetro cálculo do imposto esteja sempre desabilitado ao gerar notas fiscais complementares. - No campo observações você pode informar o número da nota de origem, que irá constar na impressão do Danfe.
A nota fiscal complementar ficará automaticamente vinculada à nota fiscal de origem pelo XML da nota. - Salve a nota e autorize na Sefaz.
- Para emitir uma carta de correção é necessário que a nota esteja autorizada, desta forma, a ação de emitir uma carta de correção só estará disponível em notas autorizadas.
- Não é possível emitir uma carta de correção para notas emitidas a mais de 30 dias ou em contingência, devido a uma validação da Sefaz.
- As cartas de correção emitidas não podem ser canceladas. Em caso de necessidade, orientamos que contate sua contabilidade e verifique o procedimento a ser seguido.
- Acesse menu > vendas > notas fiscais.
- Localize a nota fiscal autorizada que necessita da carta de correção e clique no menu de contexto (...) e em seguida em carta de correção.
- Digite a correção que deseja fazer, isto é, informe os dados a serem corrigidos.
- Clique em enviar carta de correção.
Para imprimir uma carta de correção, localize a nota em que foi emitida a carta e clique no menu de contexto (...) > outras opções > imprimir carta de correção.
Com o parâmetro habilitado, a aba combustível será exibida na nota fiscal.
- Para configurar os tributos do combustível na nota fiscal, adicione os produtos na nota e salve o item incluído.
- Clique em editar em cada um dos produtos da nota.
- Na aba combustível, informe os códigos dos tributos do combustível.
- A descrição do produto no Danfe e no XML da NFe, é correspondente ao código informado no campo código do produto na ANP. Assim, a descrição oficial que a Sefaz exige será impressa na Danfe e adicionada ao XML.
- Preencha os demais dados da nota e salve.
- Clique em salvar.
Atenção
- Apenas notas pendentes poderão ser movidas da homologação para a produção.
- Notas fiscais efetivamente emitidas e XMLs de emissão própria importados em ambiente de homologação não têm valor fiscal para utilização e não podem ser movidas para o ambiente de produção. Por este motivo, sugerimos que, antes de qualquer ação referente às notas, verifique se o ambiente da NFe está marcado como produção.
- Para migrar uma nota da homologação para produção, acesse início > vendas > notas fiscais.
- Localize e marque a nota fiscal para migrar.
- Clique em mais ações (...), no rodapé da página, e em seguida em migrar para o ambiente de produção.
Importar XML da nota individual
Para que a importação ocorra corretamente, é necessário:
- Que o tamanho dos arquivos importados não ultrapasse 2MB.
- Para importar apenas 1 nota, acesse menu > vendas > notas fiscais.
- Clique em mais ações (...) > importar XML da NFe.
- Clique em procurar arquivo e localize, no seu computador, o arquivo XML da nota que deseja importar.
- Se desejar, adicione marcadores de identificação na nota importada.
- Clique em importar.
Importar XML das notas em lote
Vale ressaltar que a importação em lote do XML das notas é realizada mediante agendamento automático do sistema e será processada de acordo com disponibilidade de processamento do sistema, ou seja, a importação em lote nao ocorre no momento da importação do arquivo.
Para que a importação ocorra corretamente, é necessário:
- Que o tamanho dos arquivos importados não ultrapasse 2MB.
- Que o arquivo de importação em lote esteja no formato .zip
- Que os arquivos XMLs a serem importados, estejam na raiz do arquivo .zip e não dentro de outras pastas
- Para importar notas fiscais em lote acesse, menu > início > ferramentas.
- Na aba importações, localize a seção notas fiscais e clique em XMLs em Lote.
- Marque qual tipo de nota deseja importar:
- Importação de Notas Fiscais (NFe) de emissão própria: notas fiscais emitidas pela sua empresa, fora do Tiny.
- Importação de Notas Fiscais (NFe) emitidas por fornecedores: notas fiscais emitidas pelos seus fornecedores.
- Importação de Conhecimentos de Transporte (CT-e): notas fiscais utilizadas no transporte de cargas.
- Clique em procurar arquivo zip e localize, no seu computador, o arquivo ZIP das notas que deseja importar.
- Se desejar, adicione marcadores de identificação, que serão atribuídos a todas as notas importadas neste lote.
- Clique em agendar importação.
Uma mensagem informando a data do agendamento para importação das notas será exibida na tela.
- Acesse menu > vendas > notas fiscais.
- Clique em mais ações > exportar notas fiscais.
- Marque como deseja exportar as notas: XML, planilha ou PDF e clique em continuar (ctrl+enter) e habilite os parâmetros de acordo com as informações adicionais que deseja exportar:
➫ XML
Na exportação por XML, apenas as notas autorizadas serão exportadas.- Intervalo: Define o período de exportação das notas
- Exportar cartas de correção: as cartas de correção emitidas na sua conta Tiny também serão exportadas.
-
Exportar NFes canceladas: o XML das notas canceladas também será exportado.
Caso não habilite esses parâmetros, o Tiny vai importar apenas as notas fiscais que estão na situação autorizada ou emitida a Danfe. -
Agrupar notas fiscais pela UF do destinatário: As notas fiscais emitidas para um mesmo estado serão agrupadas e listadas juntas durante a exportação das notas.
Com esse parâmetro desabilitado, o Tiny vai exportar todos os XMls na raiz do arquivo .zip e não serão agrupadas por estado do destinatário.
➫ Planilha
Na importação por planilha, a quantidade de registros que podem ser gerados não deve ser superior a 5 mil, pois o formato .xls é limitado, permitindo até 5 mil registros.- Período: Marque todas para exportar todas as notas emitidas pelo Tiny ou defina o mês ou o intervalo da exportação.
- Situação: Marque a situação da nota que deseja exportar: emitidas, canceladas ou pendentes.
- Opções: Marque exportar dados dos itens para que as informações dos itens que fazem parte da nota também sejam exportados.
- Formato do arquivo: Marque qual o formato do arquivo a exportar: Excel ou CSV.
➫ PDF
- Na exportação por PDF, o período máximo a ser selecionado é de 1 mês.
- Período: Defina o mês ou o intervalo da exportação.
- Clique em download.
- Para importar o XML das notas de transferência de mercadorias, acesse menu > vendas > notas fiscais.
- Clique em mais ações > importar XML da NFe.
- Clique em procurar arquivo e localize, no seu computador, o arquivo XML da nota que deseja importar.
- Se desejar, adicione marcadores de identificação na nota importada.
- Clique em importar.
- Após a importação, localize a nota de transferência importada e clique em menu de contexto (...) > lançar estoque.
Selecione o depósito de saída das mercadorias e clique em lançar estoque.
A partir desta ação o Tiny fará a remoção de estoque no depósito selecionado e entrará com a mesma quantidade no depósito do Fulfillment.
- Para compartilhar a NFe, acesse vendas > notas fiscais. Localize a nota e clique no menu de contexto (...) e em seguida em compartilhar.
- Na tela exibida ao lado, confirme as informações da mensagem enviada, como e-mail do destinatário, mensagem, assunto do e-mail.
-
- Para adicionar mais de um destinatário, separe por vírgula e insira o próximo e-mail, sem espaços, conforme exemplo: cliente1@cliente.com,2cliente@cliente.com. Você pode informar e-mails padrão para envio de cópias das notas nas configurações das notas fiscais.
- Em exibir opções avançadas, verifique assunto, nome do destinatário e e-mail em cópia (Cc).
- Habilite o campo gerar link compartilhável, e um link da nota vai ser exibido para compartilhar através de outros meios.
-
- Clique em enviar por e-mail ou Whatsapp para compartilhar a nota. Ao optar pelo whatsapp, informe o telefone do cliente.
- Para alterar a numeração de uma nota já emitida, após desabilitar o parâmetro, acesse menu > vendas > notas fiscais e localize a nota que deseja alterar a numeração.
- Acesse a nota, clique em editar, altere o número da NF e salve.
- Para que a numeração das notas seja automaticamente atribuída, habilite novamente o parâmetro. O Tiny vai seguir a sequência a partir dessa nota, desde que esse número seja maior que a última nota emitida pelo Tiny, antes da alteração.
Exemplo: Última nota emitida: n.º 11. Altero o n.º de uma nota já emitida para 08. Ao habilitar novamente o parâmetro, a próxima nota que será emitida terá o n.º 12, pois o Tiny sempre considera a nota de maior número já emitida.
A série de uma nota pode ser alterada também ao editar uma nota fiscal já salva e que ainda não foi autorizada no Sefaz.
➣ Os protocolos das numerações inutilizadas ficarão visíveis e disponíveis para impressão em início > ferramentas > inutilização de NFes. Em ações (...) encontrará uma opção para geração de um relatório com os dados de inutilização.
➣ Ao tentar cancelar uma NF-e no Tiny, apenas montamos o XML do cancelamento, de acordo com os dados preenchidos pelo usuário. Realizamos uma chamada à Sefaz, que processa e responde com o resultado deste procedimento.
➣ Para cancelar as notas fiscais fora do prazo de cancelamento, pedimos que você entre em contato com sua contabilidade para verificar o procedimento correto a ser realizado.
➣ O Tiny não aplica nenhuma validação adicional em relação ao tempo para cancelamento de NFe.
- Para cancelar uma nota fiscal, dentro do prazo legal, acesse menu > vendas > notas fiscais.
- Localize a nota para cancelamento, clique no menu de contexto (...) e em seguida em cancelar NFe.
➣ Antes de remover qualquer nota fiscal do sistema, recomendamos que seja realizado um backup dos dados da conta, realizando o backup dos XMLs das notas fiscais emitidas.
➣ Apenas é possível excluir manualmente do Tiny notas fiscais pendentes ou com erro de autorização. Notas autorizadas na Sefaz, apenas podem ser excluídas a partir do agendamento de exclusão de registros do sistema.
➣ Antes de excluir uma nota, sugerimos que os lançamentos de estoque e financeiros feitos a partir da nota fiscal sejam estornados.
➣ Os lançamentos de estoque e contas gerados a partir da nota fiscal excluída não vão ser estornados de forma automática pelo sistema.
- Para excluir a nota, acesse menu > vendas > notas fiscais.
- Localize e marque as notas para exclusão, clique no menu de contexto (...) e em seguida em excluir notas.
- Ou, através do menu de contexto (...) da nota a excluir, clique em excluir nota.
- Para importar os pedidos do seu e-commerce através do módulo de notas fiscais, acesse menu > vendas > notas fiscais. Em mais ações (...) clique em receber pedidos do e-commerce. Você vai ser direcionado para o módulo pedidos do e-commerce para prosseguir com a importação.
Ou
- Para importar um pedido em específico, acesse menu > vendas > notas fiscais. Em mais ações clique em importar pedido do e-commerce.
- Selecione a plataforma, informe o número do pedido e clique em buscar.
- Para desvincular, acesse menu > vendas > notas fiscais.
- Na aba de canceladas, localize a nota desejada, clique no menu de contexto (...) e em seguida em desvincular venda.
Somente notas pendentes podem ser editadas, por este motivo, só é possível fazer a referência entre notas fiscais e pedidos de compra nas notas que ainda estão pendentes.
Para acrescentar o número do pedido à nota, siga os passos:
- Acesse menu > vendas > notas fiscais.
- Localize a nota fiscal pendente desejada e clique sobre ela.
- Na nota, clique em editar.
- Na seção produtos ou serviços, em cada produto, clique em editar.
- Na aba outros, preencha os campos nº do pedido de compra e nº do item no pedido de compra (a ‘’posição’’ do item na nota, por exemplo, a bola é o item nº 5, preencha esse campo com 5).
- Clique em salvar, para salvar as alterações no produto.
- Não esqueça de salvar as alterações da nota.
Apenas será possível lançar contas de notas onde as mesmas já não foram lançadas pelo pedido de venda.
Apenas será possível lançar contas através das notas fiscais, desde que essas contas não tenham sido lançadas pelo pedido de venda.
- Para lançar contas manualmente, acesse menu > vendas > notas fiscais.
- Selecione as notas desejadas para o lançamento, clique em mais ações e em seguida em lançar contas.
- Selecionando apenas uma nota, o lançamento pode ser realizado em menu de contexto (...) → lançar contas.
➣ Somente notas fiscais que não foram integradas aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editadas.
O estorno das contas vai ocorrer automaticamente, de acordo com a configuração do parâmetro estorno de contas, nas configurações gerais de finanças.
- Para estornar contas manualmente, acesse menu > vendas > notas fiscais.
- Selecione as notas desejadas para o estorno, clique em mais ações e em seguida em estornar contas.
- Selecionando apenas uma nota, o estorno pode ser realizado em menu de contexto (...) → estornar contas.
Por padrão no Tiny, o lançamento de estoque ocorre de forma manual. Para automatizar o lançamento do estoque é necessário que o campo lançamento de estoque para saídas, nas configurações do estoque, esteja configurado para automático.
- Para lançar estoques manualmente, acesse menu > vendas > notas fiscais.
- Selecione as notas desejadas para o lançamento, clique em mais ações e em seguida em lançar estoque.
- Selecionando apenas uma nota, o lançamento pode ser realizado em menu de contexto (...) > lançar estoque.
- Confirme ou selecione o depósito de saída das mercadorias para indicar em qual depósito o item será contabilizado.
➣ O depósito para lançamento de estoque pode ser informado ao incluir a nota fiscal, na seção dados adicionais > depósitos.
➣ Os depósitos exibidos para seleção são os depósitos previamente cadastrados em depósitos de estoque. - Clique em lançar estoque.
➣ Ao utilizar o lançamento automático de estoques, o estoque será lançado no depósito indicado na inclusão da nota fiscal.
➣ Somente notas fiscais que não foram integradas aos módulos financeiro e/ou estoque podem ser editadas.
O estorno do estoque pode ocorrer automaticamente, de acordo com a configuração do parâmetro estorno de estoques, nas configurações do estoque e conforme seu modelo de negócio.
- Para estornar estoques manualmente, acesse menu > vendas > notas fiscais.
- Selecione as notas desejadas para o estorno, clique em mais ações e em seguida em estornar estoques.
- Selecionando apenas uma nota, o estorno pode ser realizado em menu de contexto (...) > estornar estoques.
➣ Por padrão, o estorno de estoque é lançado no mesmo depósito da venda/nota.
➣ Para definir um depósito exclusivo para lançamento de estoque de devolução de vendas, selecione um depósito nas configurações do pedido de venda.
- Para clonar uma nota, acesse menu > vendas > notas fiscais.
- Localize a nota que deseja clonar e clique no menu de contexto (...) e em seguida em clonar nota.
Ou, acesse a nota e em seguida em mais ações (...) > clonar nota.
- Confira os dados da nota e salve!
- Para clonar uma nota de saída para entrada, acesse menu > vendas > notas fiscais.
- Localize a nota que deseja clonar e clique no menu de contexto (...) e em seguida em clonar para entrada.
Ou, acesse a nota e em seguida em mais ações (...) > clonar para entrada. - Indique a natureza de operação da nota e defina qual será o preço aplicado aos itens da nota: preço de custo ou preço dos itens da nota fiscal e clique em continuar.
- Confira os dados da nota e salve!
- Para envio manual, acesse menu > vendas > notas fiscais.
- Na aba emitidas, marque as notas que deseja enviar.
- Em mais ações, clique em enviar dados da NFe para e-commerce.
Plataformas que enviamos os dados da nota fiscal
- AliExpress
- Amaro
- Amazon (quando DBA)
- Amazon FBA Onsite
- Americanas Markeplace
- AnyMarket
- Anyshop
- Arquivei
- Bagy
- Base Linker
- Beleza na Web
- Brinquedo Livre
- BW Commerce
- Carrefour
- Casas Bahia Marketplace
- Cassol Marketplace
- Catálogo Mobile
- Centauro
- Centro Fashion
- Conecta Lá
- Dafiti Marketplace
- Decathlon
- eCommerce Net
- Gestão Ecommerce
- H5 Web
- Hubbi
- Ideris
- Irroba
- ISET
- JetNEO
- Kabum
- Leroy Merlin
- Livelo
- Loja Mestre
- Loja Que Vende
- Lua de Cristal
- MadeiraMadeira
- Magalu Marketplace
- Magecommerce
- Magento
- Mercado Livre
- Mercos
- Meu Compras Marketplace
- Meu Datacenter
- Mirakl
- Moovin
- Netshoes
- Novaoito
- Nuvemshop
- Oi Place
- Olist Store
- OpenCart
- Oruc
- Peça Brás
- Pictan Marketplace
- Pit Stop
- Plugg.To
- Qint
- RD Marketplace
- Renner/ Camicado
- Riachuelo Marketplace
- Shein Marketplace
- Shopee
- Shopping De Preços
- Shoppub
- Simplo7
- SpiritShop
- The Lounge
- Tray
- Tray Corp
- TriCommerce
- UILIA
- Via Shop Moda
- Vnda
- VTEX
- VtexMarketplace
- Vtrina Hub
- Wap.store
- wBuy
- WebContinental
- Yampi
Impressão de notas, relatórios e etiquetas
- Para isso, acesse menu > vendas > notas fiscais.
- Localize e marque as notas para impressão do Danfe e clique em imprimir Danfes.
Ou, através do menu de contexto (...) da nota, clique em imprimir Danfe.
- Em mais ações (...) > imprimir Danfes autorizadas, é possível imprimir todas as notas que já foram autorizadas na Sefaz.
A nota fiscal autorizada na Sefaz e impressa, será sinalizada com um círculo verde ● e passam para a situação emitida Danfe.
- Na tela de visualização de impressão, escolha o layout de impressão: padrão, simplificado ou etiqueta e clique em imprimir (ctrl+enter).
- O layout de impressão escolhido ficará salvo e será utilizado como padrão para as próximas impressões.
➣ Os layouts de impressão das Danfes são padrão e seguem o padrão exigido pelo Sefaz, por isso não podem ser customizados.
➣ Em configurações da nota fiscal, você pode personalizar a quantidade de itens que será exibido nas páginas da nota fiscal, a fonte utilizada para impressão e remover algumas infomações que não deseja exibir, quando utilizado layou etiqueta.
Layout padrão
Layout simplificado
Layout etiqueta
- Para gerar o relatório de notas, acesse menu > vendas > notas fiscais.
- Clique em mais ações e em seguida em imprimir relatório.
- O relatório vai ser exibido em tela, prossiga com a impressão em imprimir (ctrl+enter).
- Para imprimir, acesse menu > vendas > notas fiscais.
- Localize e marque as notas para impressão das etiquetas e clique em mais ações (...).
- Escolha a etiqueta para impressão: imprimir etiqueta (tipo de etiqueta, quando será necessário definir o tipo e o modelo da etiqueta a ser impressa), imprimir etiqueta dos correios ou imprimir etiquetas de transportadora.
- Clique em imprimir (ctrl+enter).
➣ O aviso de recebimento (AR), para impressão de etiquetas Correios, poderá ser impresso acessando o menu de contexto (...) da NFe desejada > outras opções > imprimir aviso de recebimento.
➣ A impressão da etiqueta de transportadora pode ser realizada sem a necessidade de incluir as notas em uma expedição.
➫ Não informado: Utilizado quando você não tem conhecimento se o cliente tem IE.
➫ Contribuinte ICMS: Utilizado para clientes que têm inscrição estadual e são contribuintes ICMS.
➫ Contribuinte isento de Inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS: Utilizados para clientes que não têm IE, ou por não serem obrigados ou por não terem operação de venda no seu segmento.
➫ Não contribuinte, que pode ou não possuir Inscrição Estadual no cadastro de contribuintes do ICMS: Utilizado quando o cliente pode ter uma IE cadastrada, porém esta IE não está ativa no momento da emissão da nota.
Atualmente, quando o campo contribuinte estiver preenchido como não informado, o sistema envia para a Sefaz o campo indicador da IE do destinatário conforme segue:
- Caso o cliente tenha inscrição estadual, é enviado como contribuinte ICMS.
- Se o cliente for isento de inscrição estadual, é enviado como contribuinte isento.
- Caso contrário, será enviado como não contribuinte.
➣ O campo contribuinte está também disponível no cadastro de cliente e pode ser atribuído ao cadastro do cliente, assim, toda vez que este cliente realizar uma compra em sua loja, ao gerar a nota fiscal, essa informação será automaticamente preenchida.
O preenchimento do código CEST, pode ser realizado no cadastro de produtos, na aba dados gerais, ou diretamente na Nota Fiscal.
➣ Produtos com código CEST preenchido no cadastro do produto, terão o campo CEST automaticamente preenchido na nota fiscal.
➣ Valide com a sua contabilidade quais informações devem ser preenchidas, de acordo com a sua operação.
- Para preencher o código CEST dos produtos na Nota Fiscal, acesse menu > notas fiscais.
- Para incluir a nota, clique em incluir nota fiscal ou
Localize a nota fiscal já incluída, clique sobre ela e em seguida em editar. - Na seção produtos, localize ou adicione o produto e clique no botão editar.
- Na aba ICMS ou simples (o nome da aba vai depender do regime tributário da sua empresa), preencha o código CEST do item.
- Clique em salvar para salvar o item.
- Clique em salvar para salvar a nota.
- Para verificar a situação da nota, acesse menu> vendas > notas fiscais.
- Localize a nota desejada, clique no menu de contexto (...) > outras opções e em seguida clique para consultar NFe na Sefaz.
- Acesse o site da secretaria da fazenda e informe a chave de acesso da nota.
➣ Se a NFe não foi autorizada, a nota vai voltar à situação “pendente” e você pode enviá-la novamente à Sefaz.
Para reenviar a nota, é necessário alterar o número da nota fiscal.
- Para editar o número da nota, localize a nota, clique sobre ela e após em editar.
- No campo número, informe uma numeração ainda não enviada ao Sefaz.
- Salve a nota e envie à Sefaz.
Atenção!
As próximas notas geradas no Tiny, vão seguir a numeração de forma sequencial, a partir do último maior número informado no sistema para aquela série.
Exemplos: * se a nota com número duplicado foi a de número 100 e, ao corrigir, você alterou a numeração para 200, a próxima nota gerada vai ter, automaticamente, o número 201.- Contate sua contabilidade ou o Sefaz do Paraná para identificação do Tiny como emissor de NFe, repassando as informações:
Razão social: Tiny Software Ltda ME
CNPJ: 15.088.992/0001-28
I.E.: ISENTO
Código do sistema: 71558
Sigla do sistema: Tiny
Nome do sistema: Tiny ERP - Após recebimento dos termos de uso, encaminhado pela Sefaz, entre em contato com nosso time de suporte, encaminhando o documento recebido.
- A equipe Tiny vai validar sua empresa junto ao Sefaz, habilitando o CNPJ para emissão de notas pelo Tiny.