As configurações da separação têm por objetivo preparar o módulo para uso. Por esse motivo, sugerimos que antes de utilizar o recurso, você faça as configurações necessárias.
Se você já configurou a separação, o artigo separação pode ajudá-lo a utilizar o recurso.
Para configurar o módulo, siga o passo a passo:
- Acesse menu > configurações. Na aba vendas vá até a seção expedição e logística e clique em configurações da separação.
Observação:
Se necessário instalar o módulo, acesse a loja de extensões do Tiny em menu > início > loja de extensões. Busque por separação, no campo pesquisa e instale a extensão. - Defina as configurações de acordo com o seu modelo de negócio, habilitando os parâmetros:
Envio para separação A forma de envio para separação vai definir se este fluxo vai ser manual ou automático, de acordo com a possibilidade selecionada:
Manual: O pedido ou nota vai ser enviado para a separação através de uma ação manual do usuário, executada no pedido de venda ou nota fiscal.
Automático ao salvar o pedido: O pedido vai ser enviado para a separação automaticamente, sempre que um pedido for cadastrado e salvo no Tiny.
Automático ao aprovar o pedido: O pedido vai ser enviado para a separação automaticamente, sempre que um pedido for aprovado e esta situação for refletida no Tiny.
Automático ao salvar a nota fiscal: O pedido vai ser enviado para a separação automaticamente ao salvar a nota fiscal referente ao pedido de venda.
Automático ao autorizar a nota fiscal: O pedido vai ser enviado para a separação automaticamente quando a nota fiscal referente ao pedido de venda for autorizada no Sefaz.Imprimir automaticamente ao finalizar embalagem Marque o que você deseja que seja automaticamente impresso ao finalizar a embalagem, na separação, a Danfe ou a etiqueta de envio. Se você optar por não trabalhar com impressão automática, desmarque Danfe e etiqueta de envio. A informação nenhuma será exibida no parâmetro.
* Parâmetro exibido somente para contas que têm integração com o PrintNode.Layout para impressão automática da DANFE Marque qual layout de impressão de Danfe você gostaria de utilizar: padrão, simplificado ou etiqueta. * Parâmetro exibido somente quando a opção Danfe estiver marcada em "imprimir automaticamente ao finalizar embalagem".
Imprimir observações internas da venda na separação Ao habilitar este parâmetro, sempre que o campo de observações internas do pedido de venda estiver preenchido, essas informações vão ser exibidas quando a separação for impressa ou quando estiver separando os pedidos/notas. Dica: Para exibir corretamente as observações internas dos pedidos, sugerimos utilizar "agrupar por pedidos e notas", quando o mesmo produto está presente em diversos pedidos.
* As observações internas ao pedido não vão ser exibidas na nota fiscal.
Exibir imagem do produto na impressão da separação Ao habilitar este parâmetro, ao imprimir a lista de separação, as imagens cadastradas nos produtos vão ser impressas, facilitando na busca dos itens. Para produtos com variações, cada variação vai exibir a sua imagem correspondente cadastrada. Caso não tenha imagem, a imagem exibida vai ser a do produto pai.
Imprimir código de barras do GTIN na separação Ao habilitar este parâmetro, ao imprimir a lista de separação, o GTIN informado no cadastro do produto, vai ser impresso. * Somente GTINs válidos vão ser impressos. No Tiny, os códigos GTIN/EAN têm 13 dígitos.
* Esse recurso é utilizado por leitores de códigos de barras.Imprimir código de barras da venda Ao habilitar este parâmetro, o código de barras do pedido de vendas vai ser impresso na lista de separação. * O código de barras exibido é referente ao pedido de venda e não ao produto que compõem o pedido.
Reservar lotes automaticamente ao separar pedidos Ao habilitar este parâmetro, produtos que têm lotes e validades, o lote do produto é automaticamente reservado para o pedido ou nota ao enviar para a separação. Com o parâmetro desabilitado, a reserva de lotes deve ser feita manualmente, durante a separação.
* Este parâmetro é exibido somente se a extensão controle de lotes e validades estiver instalada na conta.Substituir kits pelos seus componentes na separação e embalagem de produtos Ao habilitar este parâmetro, os produtos do tipo kit serão desmembrados e os componentes do kit vão ser identificados individualmente. Na embalagem, é exibida a informação sobre a qual kit pertence cada item.
Exemplo, o kit “cozinha” é composto por panelas, pratos e talheres. Ao habilitar o parâmetro, os itens panelas, pratos e talheres vão ser exibidos na lista de separação individualmente. Com o parâmetro desabilitado, o item exibido na lista de separação vai ser “cozinha”, sem identificar seus componentes.Permitir a autorização da nota fiscal ao separar pedidos Ao habilitar este parâmetro, quando o pedido ou nota fiscal for separado, o tiny vai exibir uma mensagem, questionando se você deseja gerar (caso a NF ainda não tenha sido gerada) ou autorizar a nota fiscal no Sefaz de forma automatizada. * Essa configuração está disponível apenas para usuários que utilizam o certificado digital modelo A1.
Dica: Caso utilize impressão automática printnode, sugerimos que habilite essa opção.Permitir a autorização da nota fiscal ao concluir embalagem Ao habilitar este parâmetro, quando finalizar a separação (checkout) do pedido de venda, o tiny vai exibir o botão emitir nota fiscal. Ao clicar nesse botão, a nota vai ser gerada (caso a NF ainda não tenha sido gerada) e enviada ao Sefaz, de forma automatizada. Essa automação permite a conferência de estoque dos produtos e, caso algum item esteja em falta, não será necessário cancelar a nota fiscal.
* Essa configuração está disponível apenas para usuários que utilizam o certificado digital modelo A1.
* Caso utilize impressão automática printnode, sugerimos que não habilite essa opção.Permitir criar e concluir expedições ao iniciar embalagem de pedidos Ao habilitar este parâmetro, o processo de expedição e separação é realizado somente no módulo de separação, sem a necessidade de acessar ao módulo de expedição. Com o parâmetro habilitado, ao iniciar o checkout, o tiny solicita para criar e concluir o agrupamento de expedição.
Dica: Caso utilize impressão automática pelo printnode, sugerimos que habilite essa opção, assim a etiqueta vai ser impressa automaticamente.
* Configuração válida para planos que têm o módulo separação disponível.
Confirmar número de volumes ao término da embalagem Ao habilitar este parâmetro, quando o processo de embalagem (checkout) for concluído, é possível atualizar a quantidade de volumes do pedido. * Essa validação é aplicada apenas para embalagens individuais ou por pedido.
* Caso utilize impressão automática printnode, sugerimos que não habilite essa opção.Ocultar ação para adicionar itens manualmente no processo de embalagem Ao habilitar este parâmetro, a conferência dos produtos ao fazer o checkout será obrigatória por meio da leitura do código de barras ou inserção do GTIN/SKU de forma manual. O botão adicionar (+) ao lado de cada item não vai ser exibido.
* Indicado para usuários que utilizam leitor de código de barras, garantindo que somente produtos bipados vão ser embalados.Receber marcadores da venda e da nota fiscal nas separações/embalagem Ao habilitar este parâmetro, quando o pedido de venda ou nota for enviado para a separação, os marcadores incluídos na venda/nota também vão ser enviados. * Somente vão ser enviados os marcadores adicionados na venda antes do envio do pedido.
* Marcadores incluídos na venda após o envio para a separação, não vão ser atualizados.
Os marcadores podem ser utilizados para informar ao setor de embalagem alguma informação adicional referente àquele pedido, por exemplo, “camiseta amarela P”.Separador entre pedidos na impressão térmica Refere-se ao padrão de impressão de etiquetas térmicas na listagem de conferência. Ao marcar pontilhado, os pedidos serão separados por uma linha pontilhada. Quando marcado quebra de página, será impresso um pedido por etiqueta. A configuração vai ser aplicada para impressão por pedido/nota.
* Parâmetro válido somente para impressoras térmicas. - Não esqueça de salvar as configurações!
Agora que você configurou o módulo de separação, acesse separação e veja como utilizar o recurso para otimizar sua rotina.