O módulo de expedição permite gerenciar os pedidos e notas fiscais para envio através de transportadora e Correios.
Você pode criar agrupamentos para envio de mercadorias e acompanhá-los de acordo com a forma de envio escolhida. Você pode também automatizar o envio de pedidos para a expedição.
Antes de utilizar o recurso, faça as configurações da expedição e prepare o módulo para uso. Se você já configurou a expedição, o artigo expedição pode ajudá-lo a como utilizar o recurso.
Para configurar, siga o passo a passo:
- Acesse menu > configurações. Na aba vendas vá até a seção expedição e logística e clique em configurações da expedição.
- Defina as configurações de acordo com o seu modelo de negócio, habilitando os parâmetros:
A forma de envio para expedição vai definir se este fluxo vai ser manual ou automático, de acordo com a possibilidade selecionada:
➫ Manual: O pedido/nota vai ser enviado para a expedição através de uma ação manual do usuário, executada no pedido de venda ou na nota fiscal.
➫ Automático ao salvar o pedido: O pedido vai ser enviado para a expedição automaticamente, sempre que um pedido for salvo no Tiny, independente da origem.
➫ Automático ao aprovar o pedido: O pedido vai ser enviado para a expedição automaticamente, sempre que um pedido for aprovado no Tiny.
➫ Automático ao salvar a nota fiscal: A nota vai ser enviada para a expedição automaticamente ao salvar a nota fiscal.
➫ Automático ao autorizar a nota fiscal: A nota vai ser enviada para a expedição automaticamente quando a ela for autorizada no Sefaz.Define se o valor das mercadorias será preenchido ou não na expedição. O valor pode ser impresso na etiqueta de acordo com a forma de envio utilizada e o modelo de etiqueta padrão da mesma.➫ Sem valor declarado: A expedição vai ser gerada sem um valor declarado definido.
➫ Valor declarado informado na venda e, se não preenchido, total dos produtos: O valor das mercadorias vai ser preenchido na expedição de acordo com o valor informado no momento da cotação de fretes ou será a soma dos valores dos produtos informados na venda.➣ O campo valor declarado está disponível para preenchimento manual, ao realizar a cotação de fretes, no pedido de venda.
➣ Caso o campo valor declarado esteja preenchido na cotação de fretes, este será o valor exibido na expedição.Com o parâmetro habilitado, o valor declarado das mercadorias será exibido nas etiquetas de expedição.➣ A configuração é válida apenas para etiquetas personalizadas e Correios, pois somente estas etiquetas são emitidas pelo Tiny.
Mostrar valor das mercadorias:
Com o parâmetro habilitado, o valor das mercadorias vai ser exibido no módulo expedição, ao incluir agrupamentos.
Com o parâmetro habilitado, ao concluir a expedição, um e-mail é automaticamente enviado para o e-mail, válido, cadastrado para o cliente. Ao enviar o rastreamento, a situação do pedido é alterada para enviado.➣ O e-mail vai ser enviado para o e-mail informado no cadastro do cliente.
Ao habilitar esse parâmetro, a conferência de pedidos vai estar disponível na visão por agrupamentos da expedição.Ao habilitar esse parâmetro, os pedidos cancelados que já fazem parte de um agrupamento, vão ser identificados e impressos na lista de coleta.Exemplo: Quando o pedido é enviado para a expedição automaticamente ao salvar o pedido e, posteriormente, o pagamento não for aprovado e o pedido cancelado, o responsável pela separação dos pedidos vai ver a identificação de pedido cancelado e não vai separá-lo.
➣ Esse parâmetro só é exibido se o parâmetro habilitar conferência de pedidos na expedição estiver habilitado.Adicione o texto que será enviado por e-mail ao cliente, automaticamente quando o parâmetro enviar código de rastreio por e-mail ao concluir expedição estiver habilitado, ou manualmente, através do menu de contexto (...) da expedição .➫ Assunto padrão: é o assunto do e-mail.
➣ As variáveis não devem ser adicionadas ao título.
➫ Mensagem padrão: é o texto no corpo do e-mail. Você pode adicionar informações referentes aos pedidos inserido ao texto as variáveis disponíveis.Clique em exibir variáveis disponíveis para ver quais dados podem ser adicionados ao corpo do texto.
Para adicionar uma variável, copie o código do campo, incluindo os colchetes [ ] e o nome do parâmetro, por exemplo [NOME_CLIENTE], e cole no campo de mensagem padrão.Adicione o texto que vai ser enviado por e-mail ao cliente através do menu de contexto (...) da expedição.➫ Assunto padrão: é o assunto do e-mail.
➣ As variáveis não devem ser adicionadas ao título.➫ Mensagem padrão: é o texto no corpo do e-mail. Você pode adicionar informações referentes aos pedidos inserido ao texto as variáveis disponíveis.
Clique em exibir variáveis disponíveis para ver quais dados podem ser adicionados ao corpo do texto.Para adicionar uma variável, copie o código do campo, incluindo os colchetes [ ] e o nome do parâmetro, por exemplo [IDENTIFICACAO], e cole no campo de mensagem padrão.
Adicione o texto que vai ser enviado por e-mail à transportadora através do menu de contexto (...) da expedição, com o XML da nota fiscal.➫ Assunto padrão: é o assunto do e-mail.
➫ Mensagem padrão: é o texto no corpo do e-mail. Você pode adicionar informações referentes aos pedidos inserido ao texto as variáveis disponíveis.➣ Para identificar a qual pedido o XML enviado se refere, mantenha a variável [IDENTIFICACAO] no campo de mensagem padrão.
- Não esqueça de salvar as configurações.