Acesse Lojas Renner SA.
A integração, desenvolvida pela Tiny, com as lojas Renner SA disponibiliza os marketplaces Renner e Camicado.
Para uma melhor experiência em Tiny, sugerimos que você inicie preparando a sua conta, fazendo as configurações necessárias, depois, configure a integração e após siga os passos de ações a realizar no Tiny para aproveitar as funcionalidades disponíveis para a integração.
Recursos disponíveis
- Acesse as configurações de e-commerce do Tiny em menu → início → integrações.
Observações:
Caso já possua integrações configuradas em sua conta, elas serão exibidas e indicadas da seguinte forma:- Ativa: Indica que a integração foi realizada com sucesso e encontra-se pronta para uso.
- Inativa: Indica a inatividade desta loja no Tiny, ou seja, a loja não estará disponível para sincronização de pedidos, produtos e demais ações pertinentes.
- Não conectada: Indica que a configuração ainda não foi realizada.
Somente as integrações Ativas serão exibidas para uso nas sincronizações, importações e demais ações no Tiny.
- Clique em adicionar integração, busque por Renner e clique em instalar.
- Na aba integração, campo nome informe o nome da integração no Tiny.
Na seção autenticação, informe o usuário e senha, disponibilizado pela equipe da plataforma.
Clique em testar configurações para validar as credenciais de login. - Na aba configurações, defina os seguintes campos:
Sincronização de produtos
Enviar imagens dos produtos ao sincronizar Selecione umas das opções disponíveis para que as imagens do produto, no Tiny, sejam enviadas para o e-commerce. Ao importar produtos Selecione umas das opções disponíveis para que o Tiny receba, em cadastro de produto, as imagens dos produtos importados do e-commerce ou apenas a URL externa das imagens. Na importação de produtos, ao atualizar um produto, atualizar o Código (SKU) Habilite essa opção para que o código SKU do produto seja importado para o Tiny, ao atualizar os produtos. Sincronização de pedidos
Importar valor do frete nos pedidos Habilite essa opção para importar o valor do frete na importação dos pedidos. Sincronização automática dos pedidos Habilite essa opção para utilizar o recurso de OMS na integração com seu e-commerce. Saiba mais sobre o recurso em OMS. Enviar rastreamento ao alterar a situação no Tiny para enviado Habilite esse parâmetro para que o código de rastreio seja automaticamente enviado para a plataforma sempre que a situação do pedido for alterada para Enviado. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda atualizar situação de envio dos pedidos. Marcar pedido como entregue ao alterar a situação no Tiny Habilite esse parâmetro para que sempre que a situação do pedido for alterada para entregue, ela será também alterada em seu e-commerce. Saiba mais sobre essa rotina através da ajuda atualizar situação de envio dos pedidos. Formatar nome dos contatos no recebimento dos pedidos Habilite essa opção para que o nome do cliente, ao importar os pedidos, seja formatado com as iniciais maiúsculas em seu nome e sobrenome. Configurações adicionais
Intermediador Selecione o intermediador de suas operações. Maiores informações em Como utilizar e configurar os intermediadores de operações. * A informação de intermediador da transação é obrigatória para emissão de NFe.
- Na aba estoque, defina as regras de estoque para a integração:
Atualizar estoque na loja virtual a partir do Tiny Selecione umas opções disponíveis para atualização do estoque, sendo elas: não atualizar, enviar saldo físico (estoque total) ou enviar saldo disponível (estoque total considerando a reserva de estoque). Depósito a ser considerado na integração Selecione o depósito padrão para: importar pedido, importar produtos e enviar estoque. * O campo depósito a ser considerado na integração será exibido nas contas que possuem a extensão depósitos de estoque instalada.
Estoque de segurança Informe a quantidade de estoque de segurança para que, quando seu estoque atingir este número, a quantidade de estoque enviada para a plataforma seja Zero.
* Produtos sob encomenda não estão abrangidos por este parâmetro.
- Na aba dados fiscais, selecione a informação natureza de operação para venda nesta integração. A natureza selecionada será atribuída de forma padrão na importação dos pedidos no Tiny e no momento em que gerar a nota fiscal através do pedido importado.
Observações:
- Você pode habilitar ou desabilitar o campo definir natureza de operação diferente para destinatários contribuintes do ICMS. Habilitando esse campo, você poderá selecionar uma natureza de operação específica, a qual será aplicada no momento em que o Tiny identificar que o pedido de venda trata-se de um cliente contribuinte.
- Caso precise configurar uma nova natureza de operação para utilizar nesta integração, acesse a ajuda natureza de operação e inclua uma natureza conforme seu regime tributário e orientações da sua contabilidade.
-
Na aba gestão de preços, defina qual será a regra de preços para a integração, tanto para importação, quanto para envio de produtos ao e-commerce:
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Preço fixo: conforme o preço do produto, o anúncio pode receber um valor fixo de preço de venda, levando em consideração acréscimos e descontos aplicados individualmente;
- Conforme regras de preço: trata-se de todas as regras do marketplace no que diz respeito ao percentual de comissão, adicional de frete para produtos com preço mínimo e/ou por faixa de peso cubado dos produtos e fórmula de cálculo para aplicar os valores adicionais. Ao definir essa regra, siga a configuração de precificação de anúncios com base nas regras das plataformas de e-commerce e marketplaces.
- Conforme lista de preços: utiliza de listas de preços dos produtos, específicas para o e-commerce ou marketplace. Ao definir essa regra, no campo lista de preços utilizada nos produtos, selecione a lista de preços a ser considerada na importação de pedidos do e-commerce. Saiba como configurar em listas de preços.
-
Preço fixo: conforme o preço do produto, o anúncio pode receber um valor fixo de preço de venda, levando em consideração acréscimos e descontos aplicados individualmente;
- Na aba situações, é possível relacionar a situação dos pedidos no e-commerce com as respectivas situações no Tiny, assim como o fluxo da sequência das situações no Tiny.
Adicione as situações presentes no e-commerce, clicando em adicionar situações padrão. Para adicionar novas situações, clique em adicionar mapeamento de situação.
Para alterar a situação de um pedido para uma situação anterior à atual, habilite o campo permite retroceder situação dos pedidos na sincronização de situações, assim, por exemplo, um pedido enviado poderá voltar para a situação preparando envio.
Observação:
Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada. Caso a situação não esteja configurada, o pedido importado terá a situação em aberto atribuída.- Na aba formas de recebimento, é possível definir a forma de recebimento que será utilizada sempre que o pedido for importado do e-commerce, habilitando o parâmetro importar forma de recebimento nos pedidos. No campo forma de recebimento padrão selecione a forma de recebimento que será utilizada para os pedidos importados.
Observação:
Ao adicionar as formas de recebimento padrão, o Tiny busca as formas já configuradas em sua conta. Para informações de como cadastrar as formas de recebimento, acesse formas de recebimento.- Na aba formas de frete, é realizado o mapeamento das formas de frete presentes no e-commerce, com as formas de envio cadastradas em sua conta no Tiny.
Nos campos forma de envio e forma de frete, selecione a forma de frete que deseja mapear. Em código na integração, clique no botão relacionar forma de frete (∞) e selecione a forma de envio correspondente em sua plataforma.
Se a forma de envio não for exibida na busca pela integração e você tiver o código para mapeamento, clique no botão informar código manualmente e insira a respectiva informação.
Para adicionar novas formas de frete, clique em Adicionar.
Observações:
- Ao adicionar as formas de frete selecionadas, o Tiny busca as formas de envio já configuradas em sua conta. Informações de cadastro de novas formas de envio no podem ser acessadas em formas de envio.
- Para mapear as formas de frete da Frenet, acesse a ajuda Mapear formas de frete Frenet
- Na aba cotação de frete, podem ser definidas as formas de envio preferenciais e alternativas de sua loja, sendo possível cotar o valor do frete para o e-commerce com as formas de envio cadastradas no Tiny.
Adicione as formas de envio preferenciais clicando em adicionar forma de envio preferencial.
Para cadastrar outras alternativas de envio, clique em adicionar forma de envio alternativa.Em modo de cotação dos pedidos, defina a forma de cálculo da cotação que será retornada: menor preço, menor prazo ou maior prazo.
Observações:
- As formas de envio alternativas serão utilizadas somente quando não existir cotação para as formas preferenciais.
- Recomendamos que você cadastre no máximo duas formas de envio preferenciais e que essas sejam Gateways Logísticos, dessa forma o retorno dos dados para a plataforma será mais rápido.
- Caso você utilize a forma de envio Correios, é necessário habilitar somente 2 formas de frete na configuração de forma de envio, devido ao tempo de resposta de cotação baixo. Caso você utilize muitas formas de frete, os valores não serão retornados em tempo de serem exibidos no painel para sue cliente.
- Não esqueça de salvar as configurações.
Como realizar as ações em Tiny
Nessa seção, você encontra informações sobre como receber produtos e pedidos, enviar produtos, estoque e preços, sincronizar situação, código de rastreio, chaves de acesso.
Como receber produtos do e-commerce no Tiny
- Acesse menu → cadastros → anúncios para importar os produtos cadastrados em sua loja virtual.
- Selecione sua integração para recepção dos seus produtos e clique em gerenciar anúncios → importar anúncios.
- Selecione quais anúncios deseja importar: todos os anúncios da minha conta ou somente anúncios novos (anúncios não cadastrados no Tiny) ou um anúncio específico.
Observação:
Para localizar o anúncio individual, será necessário preencher o campo identificador do anúncio.- Defina a forma de relacionamento entre os anúncios na plataforma com os produtos existentes no Tiny: possuem o mesmo código (SKU), possuem a mesma descrição (título) ou possuem o mesmo GTIN (EAN).
- Marque sim ou não para atualizar a informação de produtos com anúncios relacionados. Marcando sim, defina as opções de atualização dos produtos: atualizar todos os dados do produto ou apenas dados não preenchidos, atualizar preço dos produtos já existentes, atualizar o estoque ou atualizar imagens e clique em relacionar.
- Será exibido um resumo do relacionamento, e o Tiny indicará caso existam anúncios não relacionados a produtos no Tiny. Defina qual ação será tomada e clique em continuar.
Observação:
Sugerimos que marque a opção criar produtos novos com base nos anúncios para que os pedidos e notas fiscais sejam corretamente gerados. - Para criar o produto, selecione o depósito ao qual o produto será atribuído, marque importar as imagens do anúncio para os novos produtos e informe, se desejar, os dados fiscais (unidade, NCM e origem) dos produtos. Lembramos que essas são informações padrão, que serão utilizadas para produtos que não possuam dados fiscais.
- Clique em criar produtos para concluir o processo.
Campos recebidos
- Altura embalagem
- Atributos
- Categoria
- Código (SKU)
- Comprimento embalagem
- Descrição complementar
- Estoque atual
- Garantia
- GTIN
- Imagens
- Largura embalagem
- Marca
- Nome
- Peso
- Preço
- Preço promocional
- SEO
- Variações
- Vídeo
Observações:
- O Tiny indicará se existem anúncios ainda não relacionados e você definirá qual ação realizar.
- Se durante a importação dos produtos ocorrer algum imprevisto ou ocorrer algum problema devido ao grande número de produtos a serem importados, é possível interromper a recepção de produtos para continuar a importação num momento posterior.
- Com a ação interromper, é possível continuar a importação num outro momento, continuando do ponto em que parou. É possível retomar esta importação em até 7 dias corridos.
Como receber pedidos do e-commerce no Tiny
- Para importação dos pedidos acesse menu → vendas → pedidos do e-commerce
- Ou, acesse menu → vendas → pedidos de venda → receber do e-commerce.
- Na aba da loja virtual, selecione os pedidos e clique em receber.
Vale lembrar que é possível filtrar os pedidos por situação e por período.
Observação:
Sempre que um pedido é importado, o cliente automaticamente é cadastrado em cadastros → clientes e fornecedores.Como cancelar pedidos
Para cancelar os pedidos na plataforma, é necessário que o pedido seja cancelado no Tiny. Assim, essa situação será enviada para a Renner e o pedido será cancelado na plataforma.
Para alterar a situação do pedido, localize o pedido a ser cancelado, clique no menu de contexto (...) e em seguida em alterar situação > cancelado, identificado pelo círculo cinza claro ●.
Como enviar produtos do Tiny ao e-commerce
- Acesse menu → cadastros →produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio e clique em enviar para o e-commerce.
Observação:
- Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar para o e-commerce.
- Para enviar a lista completa dos produtos no Tiny para o e-commerce, acesse a ajuda enviar produtos em lote ao e-commerce.
- Selecione sua loja Renner, no campo plataforma.
- Clique em continuar envio de produtos e você será direcionado para o módulo anúncios → anunciar no e-commerce → relacionamento de categorias. Maiores informações sobre esse módulo, acesse anúncios.
- Valide o relacionamento de categorias de produtos e clique em continuar.
- Em revisão do anúncio, clique sobre o anúncio, na tela de editar dados do anúncio vá em ficha técnica e preencha os atributos do anúncios.
Observações:
- O atributo existente nesta integração, para produto pai é gênero.
- Os atributos existentes nesta integração, para variações são tamanho, cor e voltagem.
- Os produtos enviados para a plataforma ficam pendentes de aprovação e, após aprovados, ocorrerá o envio automático da oferta, a partir do Tiny.
- O direcionamento dos produtos para os marketplaces Renner ou Camicado, será feito pela equipe da plataforma.
- Se seu anúncio estiver ativo na plataforma e não no Tiny, será necessário realizar novamente o envio do anúncio. Desta forma, o status do anúncio no Tiny será atualizado.
- Salve e valide as informações para envio e clique em enviar anúncios.
Campos enviados
- Altura embalagem
- Atributos
- Categoria
- Código (SKU)
- Comprimento embalagem
- Descrição complementar
- Estoque atual
- Garantia
- GTIN
- Imagens
- Largura embalagem
- Marca
- Nome
- Peso
- Preço
- Preço promocional
- SEO
- Variações
- Vídeo
- Será apresentada a tela resumo do envio. Clique em revisar para avaliar as informações do produto ou finalizar para concluir o processo.
O envio de produtos com sucesso, representa que os mesmos foram enviados à plataforma e estão aguardando o retorno do processamento.
Observações:
- O botão com problema (E) indica o problema que impediu o envio do anúncio ao marketplace.
- O anúncio será ativado somente após notificação da plataforma ao Tiny.
- A situação dos anúncios no Tiny pode ser atualizada em menu → anúncios → mais ações → sincronizar situação dos anúncios.
Como enviar o preço dos produtos para o e-commerce
- Acesse menu → cadastros →produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio.
- Clique em mais ações → enviar preços para o e-commerce.
Observação:
Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar preços para o e-commerce. - Selecione sua loja Renner, no campo plataforma.
A seguir serão exibidos os dados deste produto tais como: identificador do anúncio, descrição, código(SKU) e preço. - Valide se o produto está com as informações corretas e clique em enviar.
Como enviar o estoque dos produtos para o e-commerce
- Acesse menu → cadastros →produtos.
- Selecione um ou mais produtos para envio.
- Clique em mais ações → enviar estoque para o e-commerce.
Observação:
Selecionando apenas um produto, o envio para o e-commerce pode ser realizado em menu de contexto (...) → enviar estoque para o e-commerce. - Selecione sua loja Renner, no campo plataforma.
- Defina se serão enviados os saldos físico ou disponível dos produtos e clique em selecionar.
A seguir serão exibidos os dados deste produto tais como: identificador do anúncio, descrição, código(SKU) e estoque. - Valide se o produto está com as informações corretas e clique em enviar.
Como sincronizar a situação dos pedidos
Atenção!
Para sincronizar a situação dos pedidos, é necessário habilitar a sincronização automática, em sincronização de pedidos e feito o mapeamento das situações. Acesse como configurar a integração para ver os passos dessas configurações.- Acesse menu → vendas → pedidos do e-commerce → selecione a loja virtual → marque os pedidos que já foram enviados e clique em sincronizar situação.
Observação:
Ao sincronizar situação, o status presente em situação no Tiny corresponderá a situação do pedido no e-commerce conforme o mapeamento realizado.
Como enviar código de rastreio para a plataforma
Atenção!
Para enviar o código de rastreamento é preciso identificar o transportador, Correios ou Transportadora, no pedido ou nota fiscal. O campo será preenchido no Pedido de Venda ou na Nota Fiscal e, por fim gerar o agrupamento (PLP ou Coleta) no módulo de Expedição. Veja como gerar a expedição.- Acesse início → vendas → expedição.
- Adicione o filtro por forma de envio e selecione a forma de envio correios → aba concluídas → menu de contexto (...) → enviar código de rastreio para o e-commerce.
Observação:
Ao enviar o código de rastreio, a forma de frete também é enviada e os pedidos são marcados como Enviados. - Ao acessar a expedição será adicionado um marcador que identifica quando o código de rastreio já foi enviado à plataforma.
Como enviar dados da chave de acesso ao e-commerce
O envio de dados da chave de acesso ao e-commerce pode ser realizado dentro do Tiny pelos módulos de expedição ou nota fiscal.Observação:
- Além da chave de acesso da Nota Fiscal, também é enviado o número, série e data de emissão, sendo que é necessário a nota fiscal estar autorizada no Sefaz, para o envio das informações ocorrer com sucesso.
Envio pela expedição
- Acesse Início → Vendas → Expedição, adicione o filtro Agrupamentos e selecione a visualização visão por pedidos e em no filtro por forma de envio, selecione Transportadora.
- Localize o nº de expedição, clique no Menu de contexto (...) e selecione Enviar chave de acesso para o e-commerce.
Envio pelas notas fiscais
- Acesse Início → Vendas → Notas fiscais, na aba Emitidas, selecione as notas que deseja enviar os dados para o e-commerce → mais ações→ Enviar dados da NFe para e-commerce.
Informação adicional
Caso seja necessário realizar a exclusão dos mapeamentos dos produtos com a sua plataforma, acesse menu → início → integrações. Busque pela integração desejada, clique no menu de contexto (...) → excluir todos os anúncios no Tiny. Lembramos que esta ação, depois de concluída, não poderá ser desfeita.