Pré-requisitos
- Disponível para os planos Básico, Crescer, Essencial, Evoluir, Grande e Potencializar.
- Possuir instalada integração com o Mercado Livre.
- Extensão Pós-venda do Mercado Livre instalada na conta.
O que é?
O pós-venda do Mercado Livre é o espaço onde ocorrem as interações entre comprador e vendedor após a compra ser finalizada.
As interações do pós-venda podem ser visualizadas e respondidas diretamente no seu sistema de gestão da Olist. É uma forma de facilitar o processo de resposta, possibilitando conectar múltiplas contas do Mercado Livre.
Utilização
O Pós-venda Mercado Livre é um módulo onde você encontra todas as mensagens recebidas dos clientes, após os pedidos serem finalizados. A partir destas mensagens, podem ser realizados diversos processos e você poderá conferir os mesmos a seguir.
Como visualizar, e responder, as mensagens e reclamações de pós-venda?
Para visualizar as perguntas, acesse menu → vendas → pós-venda mercado livre.
Marque as contas do Mercado Livre que deseja ver as perguntas.
Utilize os filtros para visualizar as perguntas respondidas, não respondidas, com reclamações ou com devolução, ou então, pesquise pelo número do pedido.
As perguntas não respondidas são exibidas na lateral esquerda. Para responder, clique sobre a pergunta e, na caixa de texto responder que aparecerá à direita, digite sua resposta.
Em ➣, você pode incluir respostas padrão e em 🔗, incluir anexos à sua mensagem e, após, clique no botão responder.
Clique em próxima conversa para avançar à próxima pergunta não respondida.
Observação!
Para resolver uma reclamação referente a itens com compatibilidade de veículos, é necessário remover a compatibilidade do anúncio e reenviar o mesmo.Como marcar mensagens como lidas?
Para marcar uma conversa como lida, clique sobre a mensagem e em ações, ao lado do campo responder, e em seguida selecione a opção marcar conversa como respondida.
Como receber as mensagens pendentes?
Atualmente, o Mercado Livre notifica o ERP, quando nova mensagem é recebida, e a mesma é apresentada automaticamente no painel.
Mas, você poderá verificar a existência de novas mensagens pendentes, em ações → mensagens pendentes.
Para visualizar o histórico de mensagens, de pedidos já importados, clique em nova mensagem, selecione a integração do Mercado Livre e procure pelo número do pedido.
Como cadastrar respostas e assinaturas padrão?
É possível cadastrar respostas e assinaturas padrão para responder aos questionamentos dos clientes no módulo Pós-venda do Mercado Livre de forma mais rápida.
Acesse menu → vendas → pós-venda do mercado livre → ações. Para cadastrar a saudação e a assinatura padrão que será utilizada nas respostas, clique em assinatura, inclua o texto desejado e clique em salvar.
Para cadastrar a resposta, clique em ações→ respostas padrão → adicionar nova mensagem, informe a tag que irá identificar sua resposta padrão e em resposta cadastre o texto que será utilizado como resposta padrão, por fim, clique em salvar.
Observações!
- A saudação e a assinatura, quando cadastradas, são exibidas automaticamente no campo resposta, ao acessar a pergunta.
- Para alterar ou excluir a resposta padrão cadastrada, clique em utilizar resposta padrão, localizado abaixo do campo resposta e acesse o menu de contexto(...) da resposta cadastrada.
Como oferecer devolução para reclamações?
Acesse menu → vendas → pós-venda mercado livre, identifique a reclamação desejada com a ajuda dos filtros de situação da conversa, clique sobre a mesma e ao lado direito da tela, clique no botão acompanhar resolução.
Na tela seguinte, clique no botão oferecer devolução.
Leia as condições apresentadas pelo Mercado Livre e clique em confirmar devolução.
Após feito este processo, no painel do cliente será disponibilizada a opção para o mesmo efetuar a devolução do produto, se desejar.
Se o cliente optar por devolver o produto, será adicionada a tag de devolução, na reclamação apresentada no menu de Pós-venda Mercado Livre no ERP.
Clicando novamente em acompanhar resolução, poderá acompanhar o status da devolução realizada.
Como efetuar a revisão da devolução recebida?
Acesse menu → vendas → pós-venda mercado livre, identifique a devolução desejada com a ajuda dos filtros de situação da conversa, clique sobre a mesma e ao lado direito da tela, clique no botão acompanhar resolução.
Na tela seguinte, clique em já revisei o produto.
Em seguida, em O produto ficou como o esperado? deverá escolher entre as opções sim, chegou conforme esperado, para devoluções recebidas corretamente e não, relatar um problema, para devoluções recebidas com inconformidades.
Escolhendo relatar um problema, você deverá selecionar qual o motivo.
Escolha a opção desejada e indique mais detalhes sobre o problema encontrado, podendo adicionar anexos se desejar.
Por fim, basta clicar em enviar, para que a revisão seja enviada ao Mercado Livre.
Utilizar o sistema de gestão da Olist para gerenciar o pós-venda no Mercado Livre garante mais agilidade e eficiência no atendimento ao cliente, centralizando todas as interações em um só lugar. Dessa forma, você pode manter o foco no que realmente importa: oferecer um atendimento de qualidade e garantir a satisfação dos seus compradores.